Dentre os tipos de empresas que fazem uso da portaria empresarial, podemos destacar em 3 nichos que possuem serviços especializados:

Prédio comercial: comum para escritórios, funciona com um porteiro em horário reduzido e nos outros horários em que ele não está presente, é possível receber visitas liberando o acesso pelo smartphone. Quando o visitante aciona o interfone, uma notificação é enviada para o colaborador que fica responsável pela entrada.

Distribuidora de alimentos: neste tipo de empresa é comum ter vários pontos de acesso e ao invés de alocar diversas pessoas nesses locais, basta apenas uma para controlar a entrada e saída pelo smartphone, que recebe as notificações dos diferentes interfones.

Firma de advocacia: todos os advogados possuem uma tag de acesso e as visitas que chegam no horário comercial são atendidas pela secretaria. Fora desse horário, o último advogado a sair da firma fica responsável pela liberação dos visitantes, controlando a entrada por um aparelho celular que informa quando alguém interfona no local. Além disso, o proprietário pode liberar o acesso a uma certa distância do prédio e ter os registros das movimentações de entrada e saída dos funcionários.